01. Qual imagem você utilizaria para representar as experiências de avaliação em sua trajetória estudantil? Por quê?
02. Levando em consideração as suas experiências como discente e suas experiências como licenciando na prática docente como você define: a) Avaliação; b) Aluno ; c) Conteúdo
Estou fornecendo algumas imagens que podem lhe ajudar a pensar sobre esta questão, mas você pode escolher outra imagem que não esteja representada no blog.
Faça uma analogia entre a imagem que você escolheu e a avaliação na sua trajetória estudantil e poste o seu comentário.
Apresente também no blog as definições solicitadas na questão 02
22 comentários:
Essa aula foi muito interessante,me fez voltar ao meu passado de uma maneira muito real. É incrivel como nosso subconsciente influência na nossa vida hoje. Somos hoje e que aprendemos nos passado e para que isso mude é preciso fazer todo um processo de restruturação das nossas concepções.
Eu escolhi a estrada e a montanha, pq na nossa vida escolar temos sempre que escalar montanhas para chegar ao topo. O que seria essas montanhas? seria a nossa luta por umaboa nota pra então conseguir passar de serie. E a estrada cheia de curvas é exatamente esse processo de notas baixas e altas que as vezes nos deixa triste e as vezes feliz.
Para definir:
Avaliação= creio que é um processo que estamos vivendo em constante em nossas vidas. Para tudo somos avaliados, as vezes de maneira injusta e as vezes justa.
Aluno: é aquele que esta ali pronto pra receber informações novas e compartilhar as suas com seus colegas e professores. Ser Aluno é ser um poço de indagações.
na primeira aula foi muito ienteressante pois, discutimos sobre as diferentes concepções de avaliação, aluno e escola
oi, só queria dizer que a primeira aula me encantou, conseguimos discutir o processo de avaliação por um outro ângulo.
a aula foi interessante pois, discutimos sobre o pensamento mecanicista de Decartes apresentado no fiilme "Ponto de Mutação" o qual compara o homem com uma máquina.
Esse modelo funcionou em uma determinada epoca e sociedade, mas que atualmente necessita de mudanças para atender as necessidades e dificuldades atual.
Esse flash Back sobre a avaliação durante todo meu processo ecolar foi uma experiencia que eu ainda não tinha passado. Dentre as imagens escolhi a bomba explodindo, por que foi como sempre encarei o processo avaliativo como exame.Não tinha prazer nenhum em ser avaliado de tal forma, era um pesadelo constante, utilizado de forma arbitrária, pontual e excludente que infelizmente perdura até hoje, inclusive nas universidades.
AVALIAÇÃO: há algum tempo atrás definniria como metodologia para identificar o aprendizado do aluno. Mas hj diante do conhecimento acumulado e da experiencia vivida, entendo que avaliação vai além de quantificar, pois o conhecimento não é estanque, ele é dinamico. A avaliação não pode ser encarada de forma pontual (que só serve naquele momento), classificatória (sempre classificando o sujeito como bom ou ruim) e excludente, a partir do qual quando se classifica alguem automaticamente se exlcui outro. A avaliação tem que levar em consideração o processo, diagnosticando o que está acontecendo para assim dar o suporte necessário e claro ser inclusiva.
ALUNO:um sujeito histórico-cultural dententor de direitos e deveres, com particularidades afins, sujeito de relações com o meio em que vive.
CONTEÚDO: vai além do que está disposto em livros ou curriculos, é conceito é deficição é tema mas também o cotidiano, as relações entre a teoria e prática, os questionamentos, as pesquisas.
Adorei a aula, ela se tornou uma maneira leve e fascinante de refletimos sobre o processo de ensino aprendizagem.
Eu escolheria a imagem da estrada, só que ao invés destas nuvens tão dispersas no céu, escolheria a imagem de uma possível tempestade à frente. Ela representaria minhas duvidas e meus medos em relação às avaliações: Será que passarei ilesa por aquelas nuvens ou será que vou ser pega por essa tempestade? A estrada representaria o longo caminho pelo qual percorri e percorro para alcançar meus objetivos na minha vida estudantil. Sendo que para isto desde cedo me deparo com as temíveis e imprevisíveis avaliações, que na maioria das vezes são decisivas para que eu continue prosseguindo na minha estrada.
Creio que a avaliação seja utilizada como meio de obtenção de respostas, pois através dela é possível conhecer melhor os alunos, analisar a sua aprendizagem, verificar como eles absorveram os assuntos propostos e a depender dessas respostas averiguar se a metodologia aplicada pelo professor eficaz ou não.
Aluno: No dicionário esta como: aquele que aprende algo. Será que nossos “ alunos” que freqüentam as escolas hoje podem ser assim chamados?
Conteúdo: Assuntos que tem como objetivo acrescentar no aprendizado e na vida dos alunos.
Pró rita... Nao recebo suas mensagens... isso é um complô rs
Fiz um novo email... ianemelo2@gmail.com
Espero que este chegue!!! rs
Bjus
Nosso primeiro encontro foi muito proveitoso, pois, nos proporcionou uma viagem a nossa infância escolar, o que nos surpreende é constatar que esse lugar encantado chamado escola nem sempre representou algo alegre e motivador nas nossas vidas (alunos), apesar de nos ajudar a chegar onde estamos.
Melhor que isso é saber que essas experiências e concepções podem mudar a qualquer tempo, desde que sejam proporcionados condições para que isso ocorra e que educandos e educadores estejam dispostos a repensar suas práticas e usar o velho modelo como objeto a ser rei ventado e aprimorado.
Nesta luta de romper com um sistema alienante e "democraticamente" imposto, muito estudiosos e educadores deixaram seu legado.
Agora com muito mais ferramentas que nossos antecessores é a nossa vez de construir á escola de nossos filhos.
muito boa esta esperiência, foi fundamental na pespectiva do curso.
ao analizar a aula como, muito mais além que mera transmição de conhecimento...como um processo vital, importantissimo para a realidade de vida dos educandos e de educadores, influenciando no cotidiano e desenvolvimento de ambos... me fez refletir sobre minha prática docente no estágio, na escola , na vida pessoal, pois uma mudanca de atitude em sala implica em mudanca de estilo de vida....
entendo avaliação como processo pelo qual é percebida a mudança nas concepções, conhecimentos, e visão de mundo de um indivíduo após uma proposta de ensino. salientando que esse processo não tem um seguimento linear, podendo tomar vários caminhos, permitindo-se até mesmo retrocesso para uma melhor compreesão posterior.
aluno é o que se aplica a participar de forma ativa com seus conhecimentos prévios, culturas, crenças, de uma propodta de ensino. que pode ou não atender as sua espectativas de vida e de conhecimento se essa proposta não pensou nas particularidades dos indivíduos e no que é comun ao grupo ou comunidade.
Eu escolhi a montanha, pq durante o meu processo de construção do conhecimento, sempre tive que tentar alcançar algo, seja uma nota maior,passar no vestibular. E os conteúdos que era cobrados não eram justificados, o aluno não sabia o pq daquele conteúdo.
Avaliação: é o processo de construção do conhecimento com interações do meio social e cultural.
Aluno: é um individuo que está em constante construção do conhecimento, uma construção processual.
Texto: Ecologia Profunda – Um novo paradigma
A concepção de conhecimento na modernidade e pós-modernidade
O filme apresenta uma concepção de ciência positivista, baseado no plano cartesiano o qual defendia as idéias de Decartes e Newton. Os quais defendiam um conhecimento cientifico sem a participação de pessoas comuns. Só quem podia fazer ciência eram os cientistas, pois os mesmos tinham uma metodologia, o qual seguiu um passo- a- passo metodológico.
A ciência era pura não influenciava o meio social, nem a ética. Praticava a ciência para a ciência, pois o mais importante era o conhecimento cientifico. Essa visão fica clara no texto de Capra.
O filme também trás outra visão, a de uma ciência holística. Que trava uma constante batalha entre o fazer cientifico baseado nas observações e troca de experiências. Essa ciência experimental busca a intervenção na produção cientifica mudando assim o foco da pesquisa, era alcançar a saúde da criança ao invés de produzir o conhecimento cientifico.
Capra no texto discuti um outro tipo de ciência, a ciência com paradigma ecológico. Sendo que a visão mecanicista era representa no filme pelo cientista. Porém, ele trás como novo a visão de um mundo holístico e ecológico. A visão holística tem alguns avanços o qual observa o todo e não só as partes. Já a visão ecológica além de ver o todo, ele ainda estuda as suas interações com o meio, seja ele ambiental ou social, sendo esta a visão mais profunda.
A nossa escolaridade, tem uma concepção de ciência inserida no mecanicismo cartesiano. Isso fica claro, com a utilização dos livros didáticos e com a teoria de que só que faz ciência são os cientistas. Já no meio acadêmico é defendido uma ciência onde a metodologia que temos que utilizar é uma metodologia pré estabelecida, onde só confirmamos ou não uma idade já existente.
Ana Rita
Eu escolhi a montanha, pq durante o meu processo de construção do conhecimento, sempre tive que tentar alcançar algo, seja uma nota maior,passar no vestibular. E os conteúdos que era cobrados não eram justificados, o aluno não sabia o pq daquele conteúdo.
Avaliação: é o processo de construção do conhecimento com interações do meio social e cultural.
Aluno: é um individuo que está em constante construção do conhecimento, uma construção processual.
Ana Rita
escolhi a ponte:
a avaliação estava como um instrumento usado pelos professores que buscavam a ligação entre um conhecimento e outro, todos encontrados de maneira distantes, porém visava verificar se as bases estavam sólidas para que o conhecimento podesse seguir viagem, caso contrário deveria se fazer os reparos necessários. (em uma pespectiva cartesiana).
Avaliação = esta relacionado a verificação do que temos e do replanejamento para onde estamos indo.
Aluno = A: negação; Luno :luz nesta pespectiva da palavra consistia em um ser sem luz onde estaria se chegando a ilminação( ao nivel de ser Iluminado) no momento em que iria aprendendo. como a questão da folha de papel em branco pregado pelo tradicionalismo.
Conteudo= era tudo aquilo que o aluno necessitava saber para ser um ser completo , pronto e acabado.
OBS ainda bem que esta pespectiva está caindo por terra.
A concepção de ciência que o filme apresenta está ligada ao que Capra (2000) apresenta como uma concepção mecanicista defendida por Newton e Descartes, de forma que o conhecimento científico era restrito a uma determinada classe, no qual as pessoas ditas comuns estariam à margem de qualquer produção e elaboração deste conhecimento, ou seja, o conhecimento em detrimento das relações pessoais, do ser humano. Esse fato é demonstrado na negação dos médicos e cientistas de aceitarem o óleo de Lorenzo como cura do ADL. Na contramão dessa concepção Capra (2000) em seu texto aponta para um novo paradigma de ciência voltado para uma visão holística, ecológica. A visão de mundo holística concebe o mundo como um todo integrado, e não como uma coleção de partes dissociadas. A percepção ecológica profunda reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos, e o fato de que, enquanto indivíduos e sociedade estamos todos encaixados nos processos cíclicos da natureza.
A analogia entre as duas ciências citadas tem uma relação bastante íntima com a nossa vida acadêmica. Durante todo o processo educacional tivemos uma educação bancária citada por Pedro Demo em seus trabalhos, ou seja, não se produzia nada e sim os conteúdos eram depositados de forma alienante com o objetivo de moldar e estereotipar a sociedade. Esse aspecto, apesar de hoje estarmos em uma Universidade, continua sendo perpetuado pela maioria dos professores da área das Ciências Biológicas. Na maioria das vezes nada se constrói, apenas é reproduzido o que já foi provado por alguém, sem perspectivas de outros direcionamentos.
Pessoal dêem uma olhada neste link, é um artigo da Revista Virtual Candombá, Escrita por Ivanê Dantas Coimbra- EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E CURRÍCULO ESCOLAR: ALGUNS DESAFIO.
Link: http://www.fja.edu.br/candomba/2006-v2n2/pdfs/IvaneDantasCoimbra2006v2n2.pdf
Olá que bom estar participando e poder compartilhar ações pedagógicas com vocês
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