quinta-feira, 6 de novembro de 2008

FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO

Avaliar é refletir sobre uma determinada realidade, a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma tomada de decisões.

- Diagnóstica

- informar sobre o contexto em que o trabalho irá se realizar, bem como sobre os sujeitos que participarão desse trabalho.
- fornece subsídios para uma tomada de decisão mais ampla.

- Formativa
- ajuda a captar os avanços e dificuldades que foram se manifestando ao longo do processo .
- informa sobre o que está acontecendo.

- Somativa
– acontece no final de um trabalho desenvolvido.
- preocupa-se com o resultado final.

POSTE NO BLOG A SEGUINTE ATIVIDADE:
CONSTRUA UMA SITUAÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, AONDE SUAS AÇÕES COMO PROFESSOR E EDUCADOR ALCANCEM AS TRÊS FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO MENCIONADAS ACIMA

11 comentários:

Chelli disse...

Estou lecionando em uma nova turma. ela me parece interessada e muito questinadora, nosso primeiro assunto a ser trabalhado é aparelho reprodutor masculino e feminino. Pra iniciar nossa conversa apliquei aos alunos um questionário contendo questões acerca destes assuntos. falei a eles que poderia ser respondido da forma como eles conhecem ou já ouviram falar do assunto. A partir das respostas dos meus alunos eu pude diagnosticar qual o nivel de entendimento que cada aluno tem a respeito do conteúdo. Após eles terem respondido o questionário, fizemos uma dinâmica de grupo e cada um iria apresentar dentro de um concenso como funcionava o aparelho reprodutor feminino e masculino. Foi muito legal porque, saia as mais absurdas definições. Depois de toda essas atividades eu expliquei o assunto e no final do conteúdo foi aplicado outro questionário contendo as mesmas perguntas, a fim de avaliar o avanço das respostas dos alunos referente ao questionário e identificar aonde eles ainda não tinham conseguido avançar. Foi muito importante a aplicação deste questionário, pois percebir que os alunos em maior parte teve dificuldades em descrever a funcionalidade dos aparelhos. Utilizamos modelos e slides para melhor representar este estágio do aparelho reprodutor. Ao final de tudo fizemos um seminário e os alunos apresentaram todo o assunto de uma forma brilhante. Então, percebi que eles realmente tinham tido uma aprendizagem significativa do conteúdo.

Chelli disse...

Professora onde estão as instruções e valor da viagem?

Anônimo disse...

Bom dia professora,
Devido ao fato da UESB não estar tendo aula (motivo compex), não poderei ir a sua aula hj. Pois o ônibus da facudade não vai a Jequié, se eu for de cidade sol, terei que pegar o ônibus de volta ás 19h40min, horário do ultimo ônibus de Jequié para Ipiaú . O que torna inviavel, poi não pderei assistir a aula.
Obrigada pela compreensão.

Abraço

Ana Rita

Anônimo disse...

No estágio do ensino médio, um dos conteúdos discutido foi tecido animais. Na discussão desse assunto, iniciei com questionamentos aos alunos sobre a temática, a princípio, eu não confirmava as respostas deles, mas, percebi que nem todos os alunos participavam das discussões, então pedi que todos anotassem alguns questionamentos que coloquei na losa, e respondessem de acordo com suas convicções, sem auxílio de material didático.
A partir das respostas dos alunos passei a discutir o assunto, com auxílio de slides, pedi que estudassem o assunto com o livro didático, o que foi um equivoco, pois a literatura não estava adequada à realidade da turma. O próximo passo seria uma aula prática, o que não foi possível, nas aulas seguintes o assunto foi retomado e propus uma avaliação escrita, a qual não obteve o resultado esperado, discutir a atividade e o assunto foi encerrado, Diferente disso tinha que avaliar a trajetória da turma e da metodologia aplicada, e pensar estratégia e elaborar instrumentos para novamente aferir se a turma alcançou o objetivo esperado e só então passar adiante.

Elton Quinto
17/11/08

Anderson Lopes disse...

Porofessora seque uma prévia da aula"slides" da aula
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
Desafio à Teoria e à Prática de Avaliação e Reformulação de Currículo
Ana Maria Saul

Anderson Crizanton
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
• CRIANDO UM NOVO PARADIGMA.
Avaliação educacional com novos conceitos técnico-metodológicos, ampliando o Impacto dos resultados avaliativos.
• Avaliação emancipatória :Base nas 3 vertentes.
1º Avaliação Democrática;
2º Critica Institucional e Coletiva;
3º Pesquisa Participante;
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
1º AVALIAÇÃO DEMOCRÁTICA;
Serviço informativo sobre as características de um programa.
• Reconhece o pluralismo de valores.
• Levantamento das concepções e relações do Programa estudado.
• Conceitos Chaves
• Sigilo
• Negociação.
• Acessibilidade
• Direito a Informação.
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
2º A crítica institucional e criação coletiva;
• Investigação de uma realidade.
• A conscientização é a idéia geradora fundamental.
• Mola Mestra.
• Os membros são tratados como seres auto determinados ( sujeitos capazes de, criticamente, desenvolverem suas próprias ações)
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
2º A crítica institucional e criação coletiva;
• Acontece em 3 momentos;
• Expressão e descrição da realidade.
* Verbalização e problematização de dada realidade.
2. Crítica do material expresso.
*Critica da própria ação.
* Conscientização entre a proposta e as ações.
* As barreiras e disfunções
* As ações grupais

* Confronto dos: MÉTODOS X FINALIDADES X OBJETIVOS E FINALIDADES
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
2º A crítica institucional e criação coletiva;
3. Criação Coletiva
• A criação de um PPP que expresse a organização e ações coletiva e solidária.
• Evidencie a responsabilidade dos Grupos.
• Formação permanente do Pessoal
• E responder a três perguntas básicas pelos educadores nesse momento:
1. Que tipo de homem se quer formar e com que meios?
2. Que tipo de sociedade se deseja?
3. O que a instituição educacional pode e deve fazer, considerando a realidade em está inserida?
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
2º A crítica institucional e criação coletiva;
3. Criação Coletiva
• O produto Final é;
• é a possibilidade de as pessoas envolvidas, tomando-se mais conscientizadas de suas possibilidades, de seus limites e de suas autenticas e desejadas finalidades, encontrem soluções criadoras para os problemas identificados.
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
3º Pesquisa participante
• Autenticidade e compromisso.
• Antidogmatismo.
• Restituição sistemática.
• Feedback aos intelectuais orgânicos.
• Ritmo e equilíbrio de ação-reflexão.
• Ciência modesta e técnicas dialogais.
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
• O paradigma da Avaliação emancipatória.
• A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de descrição, analise e critica de urna dada realidade, visando transformá-la.
• Visa libertar o sujeito de condicionantes deterministas.

AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
A avaliação emancipatória tem dois objetivos básicos:
1º Iluminar o caminho da transformação.
• Objetivo indica que essas aviações esta comprometida com o futuro, com o que se pretende transformar, a partir do conhecimento crítico do concreto, do real.
2º Beneficiar as audiências tornando as auto determinadas.
• Acredita que esse processo pode permitir que o homem através da consciência crítica imprima uma direção as suas ações nos contextos em que se situa, de acordo com valores que elege e com os quais se compromete no decurso de sua historicidade.
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
A avaliação emancipatória
Os conceitos
• Emancipação
Consciência critica e proposições para solução da mesma
• Decisão democrática
Envolvimento responsável e compartilhado dos elementos participantes
• Transformação
Alterações substanciais de um programa educacional (compromissos sociais e políticos assumidos pelos participantes)
• Critica educativa
Análise valorativa do programa educacional ( a critica sobre o programa em si, considerando seus produtos) Visa a reorientação do programa.

AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
Estudo realizado:
Os três momentos de investigação
• descrição da realidade,
• crítica da realidade e
• criação coletiva
Momento prévio: A preparação da investigação
As questões que motivaram a esse estudo
Determinação da equipe de trabalho.
Determinação dos instrumentos de coleta de dados
AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
• 1º descreveram a realidade.
• descrever o curso de Super visão e Currículo em suas diferentes, dimensões intrínsecas, caracterizar o próprio programa
• 2ºcriticaram a realidade encontrada.
Este momento caracterizou-se essencialmente pela tomada da de consciência e explicitação das defasagens, desajustes e contradições existentes no programa.
• 3°Criação coletiva
• Este momento significou a geração de propostas alternativas para o programa, visando a transformação do curso, apresentadas e discutidas por alunos, ex-alunos e professores, inspiradas principalmente, na reflexão do momento anterior

Anderson Lopes disse...

Em uma escola do ensino fundamental II os alunos estão para entrar em um conteúdo instigante e cheio de tabu, aparelho reprodutor masculino e feminino. Reprodução.
A Avaliação diagnostica consistirá de:
1º informações sobre a turma (Idade, série, grau de maturidade, conhecimentos prévios do tema abordado).
Planejamento das ações que melhor adeqüe a realidade da turma, visando alcançar uma construção de conhecimento refletindo sobre a realidade de cada um e da sociedade em que estão inseridos, visando formar cidadãos críticos e reflexivos.

Formativa
- Durante a realização dos trabalhos observar o fedbek da turma quanto aos conhecimentos que tinham e que estão reconstruindo, Ex: através de uma escrita antes dos conhecimentos prévios da turma e que vão reescrevendo o que eles não sabiam e as curiosidades que não compreendiam.
Ao final que comparem as redações realizadas antes e durante a realização da atividade e ou socialização através da uma roda de conversa.

Somativa
- O material escrito pelos participantes.
Relatório dos trabalhos, visando os objetivos propostos no inicio da atividade.
-Através de jogos onde todos os participantes tenham que usar os conhecimentos na resolução de problemas.
-Criando simulações e ou propondo atividades desafiadoras com o objetivo de despertar para a necessidade de deter o conhecimento sistematizado e acumulado palas gerações.

Unknown disse...

pro rita! mandei um email pra senhora, com justificativa de minha falta dia 26.11
bjus

YURI MATOS disse...

No estágio do ensino médio iniciei as atividades com o assunto sobre divisão celular (mitose e meiose), antes de qualquer discussão específica iniciei um debate polêmico sobre a determinação do sexo, onde teria a certeza que o tabu sobre a homossexualidade seria abordado de forma preconceituosa. Seria um momento ideal pra desmistificar tais pré-conceitos e um gancho para prender a atenção deles ao assunto. E não deu outra. Ao perguntar como eles achavam que era determinado o sexo dos seres logo surgiu a “brincadeira” e os gays? Depois de tratar com muita cautela sobre tal assunto (sobre o preconceito), explicando que não há nada provado sobre essa característica e que também não é uma determinação simplesmente genética pude falar de outras características e relacionar qual seria a importância da divisão celular para determinação das características físicas dos seres. Diante da discussão foram surgindo outras dúvidas, até mesmo sobre sexualidade, onde percebi que eles se sentiram a vontade para tirar algumas dúvidas. Depois de feita às discussões gerais sobre o tema, solicitei que eles fizessem uma leitura sobre o assunto e que no dia seguinte daríamos continuidade. Na outra aula trouxe um material visual (slides) para que se tornasse mais concreto a visualização das divisões celulares. No final propus uma atividade escrita com alguns questionamentos, sem ser muito conceitual, no intuito de extrair idéias centrais, porém, apesar de não utilizarem termos técnicos, conceitos específicos, a maioria na sua simplicidade conseguiu expressar dentro de suas limitações qual a importância da divisão e suas conseqüências finais. Neste aspecto o professor tenta diagnosticar qual a dificuldade encontrada para a partir desse ponto apenas lapidar tais idéias.

Anônimo disse...

Em uma turma de primeiro ano do ensino médio, íamos começar o conteúdo de fotossíntese. Para dar inicio ao assunto começamos com uma avaliação diagnostica, com questionamentos sobre o conteúdo para conhecer um pouco os alunos, saber o nível dos seus conhecimentos, seus interesses, seus próprios valores. A partir das respostas dos alunos podemos diagnosticar o grau de conhecimento dos mesmos. Em seguida utilizamos as respostas dos alunos para dar inicio a explicação do conteúdo. Aproveitamos esse momento para a discussão de questões ligadas à cidadania ou situações que retratam aspectos sócio-econômicos ou mesmo políticos da realidade dos alunos (ex: aquecimento global, Tratado de Quioto, aumento do buraco da camada de ozônio, desmatamentos, queimadas, etc.). Durante toda a explanação do assunto os alunos iam sendo avaliados para julgar a aprendizagem durante o processo de ensino, por meio da participação, dos argumentos utilizados para defender um ponto de vista, etc. No final do conteúdo foi aplicado um questionário contendo perguntas, onde os alunos tinham que relacionar o conteúdo ao cotidiano, a fim de analisar e refletir sobre o sucesso alcançado em função dos objetivos previstos e revê-los de acordo com as resultados apresentados.


Ana Rita

LUCIENE disse...

Em uma aula do 3ºano do ensino médio. para dar inicial a um conteúdo sobre genética o primeiro passo foi fazer uma avaliação diagnostica, a mesma continha um questionário com 10 questões relacionada ao tema, a mesma foi utilizada para averiguar o nível de conhecimento dos alunos sobreo conteúdo.
nas aulas seguintes com base nas respostas dadas pelos alunos, discutimos em cima delas sobre o conteúdo.
Por fim apliquei um outro questionário para verificar se os alunos conseguiram alcançar o objetivo que era compreender o conteúdo e relaciona-lo com seu cotidiano.

Anônimo disse...

em uma sala de aula do 1º ano do Ensino Médio. Foi discutido o tema CÉLULA.
Logo de inicio foi aplicado um questionário, com questões sobre o tema, para averiguar o nivel de conhecimento da turma.
em siguida, apartir das respostas dadas pelos alunos, discutimos o contuedo de maneira que toda turma pudesse compreender.
Por fim foi realiza uma prova com perguntas objetivas e discursivas. Com perguntas claras e de fácil interpretação.
JOCILENE