Olá,
A minha viagem para Vitória da Conquista não aconteceu e por isso, a nossa aula acontecerá normalmente.
Um abraço,
Rita
Por onde eu ando...
Há 11 anos
Este blog idealiza ser um espaço de aprendizagem para aqueles que desejam aprender diariamente na interação com o outro.Será um instrumento de avaliação para a disciplina: Avaliação da Aprendizagem , aonde os discentes e outros aprendizes poderão construir e reconstruir conhecimentos acerca da avaliação.
7 comentários:
"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no AMOR qeu não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade."
Carlos Drummond de Andrade
Ana Rita
BOA TARDE PROFESSORA,
HOJE EU NAO PODEREI IR A SUA AULA. MAS IREI POSTAR NO BLOG O MEU COMENTÁRIO.
pro Rita, irei fazer o possivel para ir em sua aula hj, mas se nao conseguir entrego ainda essa semana todos os trabalhos e posto aqui no blog meus comentarios!
Bjus
Professora, o pessoal não compareceu a aula na sexta feira. Sendo assim não foi possivel combinar a aula de reposição.
Elton não pode na quinta-feira.
O sorteio do seminário só será possivel na segunda.
Bjssss
Ana Rita
Pessoal dêem uma olhada neste link, é um artigo da Revista Virtual Candombá, Escrita por Ivanê Dantas Coimbra- EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E CURRÍCULO ESCOLAR: ALGUNS DESAFIOS.
Link: http://www.fja.edu.br/candomba/2006-v2n2/pdfs/IvaneDantasCoimbra2006v2n2.pdf
O AMOR É CONTAGOSO
Como você caracteriza o modelo de currículo apresentado pelo filme para o curso de Medicina?
Patch mostra ser resistente aos métodos educacionais e tradicionais da faculdade. Para ele a doutrina ortodoxa - onde trata a patologia deve ser superada pela valorização do ser humano como o todo. Evidência disto, quando questiona porque só no terceiro ano poderia ter contato com os pacientes? Não conseguiu entender porque a medicina rotulava os pacientes. Patch Adams, não queria mudar o método tradicional apenas por modificar.
O filme passa numa época do predomínio histórico do modelo cartesiano-newtoniano no modo de se entender e de se fazer educação na escola, modelo este fortalecido pelo paradigma positivista do século XIX e que tem no currículo escolar sua mais forte tradução.
Nas cenas do filme o que fica mais característico com a nossa realidade, é a forma linear e fragmentada dos conteúdos. No filme a teoria não poderia estar relacionada com a prática, apenas depois de três anos na faculdade, o aluno de medicina poderia ter contato com pacientes. No curso de Licenciatura em Biologia se dá da mesma forma, ou seja, o contato dos futuros professores com seus educandos acontecem apenas no VI semestre e mesmo assim de forma superficial. Os conteúdos são desconexos: a citologia separada da histologia, a anatomia separada da fisiologia. Portanto, a complexidade e a natureza interligada do funcionamento do corpo e da natureza têm encontrado pouca ressonância em tal abordagem compartimentalizada das disciplinas. Na cena do filme isso acontece quando é negado o conhecimento produzido pelo autor, a terapia proposta do Patch. Não se pode construir novos conhecimentos, este é estático e apenas o professor é detentor de tal conhecimento.
Postar um comentário