quarta-feira, 15 de outubro de 2008

AULA CONFIRMADA 15/10 - ÀS 19:30 SALA 04

Olá,

A minha viagem para Vitória da Conquista não aconteceu e por isso, a nossa aula acontecerá normalmente.

Um abraço,

Rita

7 comentários:

Ana Rita disse...

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no AMOR qeu não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade."

Carlos Drummond de Andrade

Ana Rita

Chelli disse...

BOA TARDE PROFESSORA,

HOJE EU NAO PODEREI IR A SUA AULA. MAS IREI POSTAR NO BLOG O MEU COMENTÁRIO.

Unknown disse...

pro Rita, irei fazer o possivel para ir em sua aula hj, mas se nao conseguir entrego ainda essa semana todos os trabalhos e posto aqui no blog meus comentarios!
Bjus

Anônimo disse...

Professora, o pessoal não compareceu a aula na sexta feira. Sendo assim não foi possivel combinar a aula de reposição.
Elton não pode na quinta-feira.
O sorteio do seminário só será possivel na segunda.
Bjssss
Ana Rita

YURI MATOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
YURI MATOS disse...

Pessoal dêem uma olhada neste link, é um artigo da Revista Virtual Candombá, Escrita por Ivanê Dantas Coimbra- EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E CURRÍCULO ESCOLAR: ALGUNS DESAFIOS.

Link: http://www.fja.edu.br/candomba/2006-v2n2/pdfs/IvaneDantasCoimbra2006v2n2.pdf

YURI MATOS disse...

O AMOR É CONTAGOSO
Como você caracteriza o modelo de currículo apresentado pelo filme para o curso de Medicina?
Patch mostra ser resistente aos métodos educacionais e tradicionais da faculdade. Para ele a doutrina ortodoxa - onde trata a patologia deve ser superada pela valorização do ser humano como o todo. Evidência disto, quando questiona porque só no terceiro ano poderia ter contato com os pacientes? Não conseguiu entender porque a medicina rotulava os pacientes. Patch Adams, não queria mudar o método tradicional apenas por modificar.
O filme passa numa época do predomínio histórico do modelo cartesiano-newtoniano no modo de se entender e de se fazer educação na escola, modelo este fortalecido pelo paradigma positivista do século XIX e que tem no currículo escolar sua mais forte tradução.
Nas cenas do filme o que fica mais característico com a nossa realidade, é a forma linear e fragmentada dos conteúdos. No filme a teoria não poderia estar relacionada com a prática, apenas depois de três anos na faculdade, o aluno de medicina poderia ter contato com pacientes. No curso de Licenciatura em Biologia se dá da mesma forma, ou seja, o contato dos futuros professores com seus educandos acontecem apenas no VI semestre e mesmo assim de forma superficial. Os conteúdos são desconexos: a citologia separada da histologia, a anatomia separada da fisiologia. Portanto, a complexidade e a natureza interligada do funcionamento do corpo e da natureza têm encontrado pouca ressonância em tal abordagem compartimentalizada das disciplinas. Na cena do filme isso acontece quando é negado o conhecimento produzido pelo autor, a terapia proposta do Patch. Não se pode construir novos conhecimentos, este é estático e apenas o professor é detentor de tal conhecimento.