quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ATIVIDADE PROPOSTA NO DIA 10/09


1- Assista ao filme: o Óleo de Lorenzo e caracterize a concepção de Ciência apresentada ;

2-Leia o texto : Ecologia Profunda de Fritjof Capra e estabeleça uma comparação entre a concepção de Ciência do Filme e a aquela apresentada por Capra no texto;

3-Tomando como referência a sua escolaridade nos últimos anos, em qual concepção de Ciência ela está inserida.

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7 comentários:

Chelli disse...

A concepção de ciência apresentada no filme é puramente pautada no plano mecanicista de Descartes e Newton, eles ingnoram totalmente o pai de Lorenzo alegando não ser o óleo capaz de curar uma pessoa eles apenas acham que ameniza a situação. No filme fica claro que para os cientista da época só interessava fazer ciência como conhecimento científico, descartando a possibilidade de uma pessoa comum fazer ciência, afinal só eles (os Cientistas) tinham o "passo a passo para produzi-la". Já no texto ecologia profundo Capra nos dá uma visão holística do fazer ciência, concebendo um mundo muito mais integrado, reconhecendo a interdependência entre os organismo.
Estas duas visões nos faz perceber como estão longe uma da outra. Levando em conta minha vida escolar, vejo que infelizmente estou totalmente impregnada de uma ciência mecanicista, onde o professor tem poder pois é ele que é o detentor total do conhecimento e muitas vezes não admite seus erros e ao aluno questionar suas práticas. Mesmo aqui na universidade vejo que a teoria de Descartes ainda está presente na vida dos professores e alunos. Precisamos de uma nova concepçãp já!!!!

Anônimo disse...

Texto: Ecologia Profunda – Um novo paradigma
A concepção de conhecimento na modernidade e pós-modernidade

ALUNA: ANA RITA DE J. OLIVEIRA

O filme apresenta uma concepção de ciência positivista, baseado no plano cartesiano o qual defendia as idéias de Decartes e Newton. Os quais defendiam um conhecimento cientifico sem a participação de pessoas comuns. Só quem podia fazer ciência eram os cientistas, pois os mesmos tinham uma metodologia, o qual seguiu um passo- a- passo metodológico.
A ciência era pura não influenciava o meio social, nem a ética. Praticava a ciência para a ciência, pois o mais importante era o conhecimento cientifico. Essa visão fica clara no texto de Capra.
O filme também trás outra visão, a de uma ciência holística. Que trava uma constante batalha entre o fazer cientifico baseado nas observações e troca de experiências. Essa ciência experimental busca a intervenção na produção cientifica mudando assim o foco da pesquisa, era alcançar a saúde da criança ao invés de produzir o conhecimento cientifico.
Capra no texto discuti um outro tipo de ciência, a ciência com paradigma ecológico. Sendo que a visão mecanicista era representa no filme pelo cientista. Porém, ele trás como novo a visão de um mundo holístico e ecológico. A visão holística tem alguns avanços o qual observa o todo e não só as partes. Já a visão ecológica além de ver o todo, ele ainda estuda as suas interações com o meio, seja ele ambiental ou social, sendo esta a visão mais profunda.
A nossa escolaridade, tem uma concepção de ciência inserida no mecanicismo cartesiano. Isso fica claro, com a utilização dos livros didáticos e com a teoria de que só que faz ciência são os cientistas. Já no meio acadêmico é defendido uma ciência onde a metodologia que temos que utilizar é uma metodologia pré estabelecida, onde só confirmamos ou não uma idade já existente.

Anônimo disse...

O FILME NOS MOSTRA UMA CIÊNCIA EXTREMAMENTE EXPERIMENTAL E MONOPOLIZADA PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA, ONDE O SENSO COMUM OU OUTRAS FONTES DE CONHECIMENTO NÃO APRESENTAVAM NENHUM SENTIDO. UMA CIÊNCIA QUE PROCURA ENTENDER O TODO A PARTIR DE CONHECIMENTOS ISOLADOS, UMA CONHECIMENTO QUE SE DISTANCIA DA VIDA E DOS SERES HUMANOS COM TODA A SUA COMPLEXIDADE. MOSTRA TAMBÉM A INTENCIONALIDADE DA PESQUISA QUANDO REVELAM AO PAI DE LORENZO QUE NÃO HÁ INTERESSE EM INVESTIR NA PESQUISA DESTA DOENÇA POIS EXISTE NO MUNDO POUCOS CASOS, PORTANTO NÃO HÁ INVESTIMENTO, COM ISSO REVELA-SE VIDAS A SERVIÇO DA CIÊNCIA E NÃO UMA CIÊNCIA A SERVIÇO DA VIDA.
ELTON

Anônimo disse...

Diferente da concepção de ciência apresenada no filme (o óleo de lorenzo), no texto ecologia profunda propõe uma ciência que se propôe a estudar o todo, pois tudo no universo esta interligado,as alterações de um determinado aspecto natural ou social tem causas e implicações em todo o sistema planetário. porisso a ecologia profunda procura juntar o que por muito tempo foi visto e entendido de forma compartimentada, logo, ecologia profunda alia ciência, sentimento de pertencimento dos indivíduos no planeta e responsabilidade em suas ações.
ELTON QUINTO

Anônimo disse...

A minha história estudantil foi marcada muito mais, se não unicamente pela concepção de ciência e de mundo apresentada no filme, onde os saberes são ensinados como verdades absolutas. Onde pouco importa a carga cultural e a maneira mais adequada de inteligir de cada indivíduo. Mesmo na universidade a mudança de paradigma que bem retrata o texto ecologia profunda, parece permanecer nos primeiros rudimentos dessa nova realidade. Nosso sistema educacional ainda pode ser definido como excludente e seletivo, logo este sistema atende completamente ao perfil de sociedade que se pretende manter.
elton quinto

Unknown disse...

O filme o óleo de Lorenzo mostra uma concepção de ciência, onde os cientistas são vistos como verdadeiros deus, responsáveis por todas as respostas dos males que afligem a humanidade. E estes por acreditarem em possuir realmente este poder, são incapaz de reconhecer assim um outro poder, um outro conhecimento que não seja proveniente de um portador do conhecimento cientifico. Se inclinando muitas vezes para a arrogância.
Esses valores e concepções vão de contra aqueles propostos por Capra no texto Ecologia profunda, onde ele vê o mundo, não como uma coleção de objetos isolados, mas como uma rede de fenômenos que estão fundamentalmente interconectados e interdependentes. Onde a mudança de paradigmas requer uma expansão não apenas de nossas percepções e maneiras de pensar, mas também de nossos valores.
A minha vida estudantil foi quase totalmente delimitada por uma concepção de ciência inteiramente mecanicista, sendo o professor dono de uma verdade absoluta, inquestionável, cabendo a nós, alunos, somente absorvê-la. Porem também me debati com professores fora dessa concepção, que não via o aluno como uma “ esponja” mas sim como sujeito de sua aprendizagem.

Anderson Lopes disse...

A consepção de ciencia do filme era positivista, baseanda nos ideais de decartes e newtom, onde o conhecimento Cientifico era destituido da participação de pessoas comuns, feito apenas por cientistas e que seguiam um padrão de comportamento(metodológico), onde a ciencia era "pura" e isolada dos contextos sociais e éticos. O rigor cientifico baseando se nos passos metodológicos, visava apenas o conhecimento cientifico "a ciencia pela ciencia".
O texto de Capra discorre sobre os paradigmas Mecanicista, Holistico e ecológico, onde a visão mecanicista representada claramente no filme através dos médicos e cientistas, porém traz como novo a visão de mindo holistica com alguns avanços ao observar o todo ao invés das partes, porém apresenta limitações quando não percebe este todo inserido em um meio, seja social, ambiental.Esta visão é retratada no filme "ponto de mutação" quando a fisica relata que a retirada da bexiga ameniza o problema , porém, deveria ater se no que causou o problema no homem, como um organismo.
Já a visão de mundo seguindo o paradigma ecológico seria mais
profundo ao observar o organismo e sua interaç~]ao no ambiente que está inserido(Social e Ambiental)
Nossa escolaridade encontra se inserida ainda no mecanicismo cartesiano, visivelmente atravás das divisões das matérias, a verdade cientifica como absoluta e inquestionável, os livros didáticos detendo a verdade absoluta e incontestável e (atualmente ainda na universidade) É Claro que o conhecimento cientifico até em uma pespectiva dialética deve apresentar um rigor, visando trazer lhe confiança.