terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ATIVIDADE DA III UNIDADE

Preazdos Discentes:

Após diversas reflexões e leituras sobre avaliação da aprendizagem apresentadas no decorrer da disciplina e durante os seminários, torna-se relevante refletirmos também sobre a elaboração dos instrumentos de avaliação como facilitadores da aprendizagem.
Desta forma, cada discente deverá elaborar dois instrumentos de avaliação para um dos temas de Biologia no Ensino Médio.Sugere-se que um destes instrumentos caracterize-se como " prova" e o outro fique a critério do professor.
Trata-se de pensar no tema, como ele deverá ser trabalhado para pensar quais instrumentos avaliativos podem ser utilizados para verificar a aprendizagem e quais as decisões a serem tomadas a favor desta aprendizagem.
O discente deverá entregar formalmente a descrição destes instrumentos e os instrumentos utilizados.
Exemplo:
TEMA:
Instrumento 1:
Tipo de Instrumento de Avaliação:
Descrição do instrumento:
Critérios para atribuição de notas:
Tomada de Decisões frente aos resultados:


Esta atividade pode ser feita em dupla e entregue à professora até sexta-feira (19/12).

8 comentários:

Unknown disse...

Pro Rita!
Como nao estou mais em Jequié, irei fazer o trabalho equivalente a 3ª unidade e mandarei para o email da senhora! Bjus!

Unknown disse...

pró Rita.. o trabalho da III unidade ja esta no email da senhora! Espero resposta de recebimento!
Bjus

Unknown disse...

pró ja enviei a prova
bjus

LUCIENE disse...

1TEMA: Citologia
INSTRUMENTO 1: Prova
DESCRIÇÃO DO INSTRUMENTO: Atividade Avaliativa contendo questões objetivas e discursivas(10).
CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃODE NOTAS:
- Conhecimento do conteúdo e clareza nas respostas, das questões discursivas.
TOMADA DE DECISÕES FRENTE AOS RESULTADOS:
Se os resultados não forem satisfatório. Conversaremos com o aluno, para saber se ele compreendeu o conteúdo, desta forma faremos um conversa informal e dependendo do resultado passaremos uma pesquisa.

2TEMA: Virologia estudo dos vírus
INSTRUMENTO 2: Construção de um modelo
DESCRIÇÃO DO INSTRUMENTO: Os alunos construirão um modelo didático apontando as principais estruturas presentes no Vírus. Eles terão que explicar pra turma.
CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃODE NOTAS:
Desempenho dos alunos frente à apresentação;
Desenvoltura e domínio do conteúdo;
TOMADA DE DECISÕES FRENTE AOS RESULTADOS:
Explicar o conteúdo de forma clara à medida que percebermos dificuldades de entendimento do assunto.
LUCIENE E jOCILENE

LUCIENE disse...

professora enviei pelo blog porque não sei seu email

Anderson Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson Lopes disse...

1TEMA: Avaliação de competências e habilidades dos alunos de 1ª ao 3ª ano do Ensino Médio

INSTRUMENTO 1: FAP ( Ficha de avaliação e progresso dos alunos
DESCRIÇÃO DO INSTRUMENTO: Ficha de acompanhamento do progresso dos alunos onde constam as atividades realizadas e os pareceres no final das unidades, realizadas por módulos interdisciplinares.
CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃODE NOTAS:
- Conhecimento do conteúdo e clareza nas respostas, e através de jogos e das atividades a serem entregues.
TOMADA DE DECISÕES FRENTE AOS RESULTADOS:
Se os resultados não forem satisfatório. Retomada das atividades com atividades complementares a serem realizadas no momento oportuno com o objetivo de recuperar paralelamente o desenvolvimento de habilidades. OBS segue anexo a ficha.











FICHA DE ACOMPANHAMENTO E PROGRESSO DO ALUNO
Estado: Município: Ano:
Escola: Área do conhecimento: Nº do guia:
Aluno/a: Professor/a:
Nº das unidades 1 2 3 4 5 6 7 8
Data de início
Data de término
Total de dias letivos
Unidades Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4 Módulo 5 Módulo 6 Módulo 7 Módulo 8 Módulo 9 Módulo 10
Data/visto Data/visto Data/visto Data/visto Data/visto Data/visto Data/visto Data/visto Data/visto Data/visto
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3
Unidade 4
Unidade 5




PARECER DO DESEMPENHO DO ALUNO
Estado: Município: Ano:
Escola: Área do conhecimento: Nº do guia:
Aluno/a: Professor/a:
Nº DA UNIDADE PARECER
01

02

03

04

05

PARECER FINAL DA UTILIZAÇAO Dos módulos:





2TEMA: Reprodução Humana
INSTRUMENTO 2: Debate amplo sobre o tema, produção de uma redação sobre as concepções que eles tem sobre a temática
DESCRIÇÃO DO INSTRUMENTO: Os alunos após um amplo debate sobre o tema construirão individualmente uma redação .
CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃODE NOTAS:
Neste caso seria uma avaliação diagnóstica visando à intervenção do professor, buscando consolidar um conhecimento mais sistematizado, e cientifico saindo da questão do tabu, e preconceitos.
Desempenho dos alunos frente à produção;
Domínio da linguagem e desenvoltura e conhecimento prévio do conteúdo;
TOMADA DE DECISÕES FRENTE AOS RESULTADOS:
Re-planejar a aula sobre a temática visando aproveitar o conteúdo prévio dos educando, apoiando se na Zona de desenvolvimento proximal que se refere Piaget
Explicar o conteúdo de forma clara à medida que percebermos dificuldades de entendimento do assunto.

ANDERSON CRIZANTON e
ANA RITA DEJESUS OLIVEIRA

Anderson Lopes disse...

pró a ficha de acompanhamento ficou confusa vou enviar para o seu email