sexta-feira, 29 de agosto de 2008

NOSSO PRIMEIRO MOMENTO

IMAGENS E CONCEPÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO NAS EXPERIÊNCIAS DA ESCOLARIDADE


01. Qual imagem você utilizaria para representar as experiências de avaliação em sua trajetória estudantil? Por quê?

02. Levando em consideração as suas experiências como discente e suas experiências como licenciando na prática docente como você define: a) Avaliação; b) Aluno ; c) Conteúdo

Estou fornecendo algumas imagens que podem lhe ajudar a pensar sobre esta questão, mas você pode escolher outra imagem que não esteja representada no blog.

Faça uma analogia entre a imagem que você escolheu e a avaliação na sua trajetória estudantil e poste o seu comentário.

Apresente também no blog as definições solicitadas na questão 02

Por onde vamos começar?????

Discutir avaliação da aprendizagem na contemporaneidade é uma tarefa que exige primeiramente que todos os envolvidos façam uma retrospectiva sobre os conceitos construídos ao longo da formação, a respeito de educação, escola, aprendizagem, aluno, conteúdo, professor e tantos outros. Trata-se de rever idéias e pensamentos que postulam a nossa caminhada em sala de aula. Esta tarefa suscita de cada um de nós um mergulho dentro de nós mesmos, a fim de conhecermos o por quê de nossas ações e posicionamentos em sala de aula e compreendermos se estamos educando hoje ancorados nos princípios e objetivos estabelecidos no período de nossa formação.
Considerando ser a avaliação um aspecto educacional que emerge dentro de um contexto mais abrangente, torna- se relevante que primeiramente pensemos no modelo de educação que temos e em que parâmetro ou concepção científica este modelo se enquadra.
A partir daí iremos " debulhar o trigo " para depois nos "fartarmos de pão"!
Esta é a proposta inicial da nossa disciplina.


Para as aulas dos dias 03/09 e 04/09 deixo duas citações que deverão ser comentadas por cada discente no blog relacionando-as com as considerações do texto : Por onde vamos começar????

Assista também aos vídeos: http://br.youtube.com/watch?v=yUnJU14TFZk; http://br.youtube.com/watch?v=_0-SPLzEmzw e relacione-os com as citações abaixo



* " É necessário superar a educação conformista, como denuncia Gramsci, nos Escritos Políticos: superar a fastidiosa experiência de escolas que oferecem um ambiente frio, opaco a qualquer luz, que resistem a qualquer esforço de unificação ideal, com jovens reunidos em salas, não com o desejo de melhorar e compreender, mas com a finalidade de apenas fazer carreira, conquistar um diploma, enganar hoje a si próprios e a outros amanhã".(RODRIGUES, 1992)
* " O sujeito cartesiano construiu um mundo estável de susbtâncias eternas e relações matemáticas expressas em leis universais. Um mundo de linhas causais independentes, e absolutamente previsíveis em seu curso. Um mundo onde o sujeito estava dividido em compartimentos estanques:corpo e alma, conhecimento, emoção, ação. Um universo onde o homem estava só em um mundo estranho, surdo ao seu ruído, como à sua música. Esse sujeito moderno pensava-se capaz de refletir a natureza que via de fora. O universo era um grande mecanismo e a racionalidade humana era maquinal.Esta perspectiva teve um grande êxito ao conseguir produzir contextos estandardizados, padrões socialmente compartilhados da valorização e da produção, sociedades altamente disciplinadas por um rígido sistema de mecanização do trabalho e pelo estabelcimentos de sistemas de educação generalizados que garantiram a transmissão destas concepções. A Vida seguiu o ritmo do relógio, que indicava quando deveriam ser feitas as coisas. Os ritmos da natureza foram arrancados radicalmente do âmbito do legítimo. A fome deveria seguir a agulha das horas ou o apito das fábricas. Não obstante, o estômago não seguiu sempre com docilidade o ditames das leis modernas nem dos encarregados de fazê-las cumprir. Primeiro com lentidão e cada vez mais aceleradamente, as coisas saíram da formação e os homens começaram a resistir às normas dando lugar a uma mudança de visão, de sensibilidade, de atitude e, portanto, a uma transformação do mundo. Nesta agonia da modernidade, estão caindo as certezas e as estabilidades."
(NAJMONOVICH, 1995)